REBOUND THERAPY


         O Rebound Therapy é uma terapia comprovada cientificamente e sustentável em todo o Reino Unido, sendo esta comparticipada pelos serviços de Segurança Social e fazendo parte do Plano Nacional de Saúde, sendo uma alternativa para Populações com perturbações do desenvolvimento, prescrita pela Sociedade Médica do Reino Unido. A Rebound Therapy é um método inovador em Portugal que consiste na exploração dos benefícios terapêuticos a partir de um método lúdico numa cama elástica introduzido a partir da especialização obtida em Londres por elementos da nossa equipa multidisciplinar, que consiste na reabilitação das pessoas com perturbações ao nível motor, mental e educativo baseando-se no movimento inerente à cama elástica, onde o utilizador beneficia de uma sensação de confiança e liberdade dos seus movimentos. As propriedades elásticas da superfície do trampolim aumentam a função do movimento e diminuem o tónus em indivíduos com uma variedade de deficiências sensório-motoras, problemas de saúde psico-sociais e psicológicas, tais como lesões cerebrais, Fibrose Cística, Paralisia Cerebral, Distúrbio Coordenativo do Desenvolvimento, cegueira e autismo entre outras deficiências raras e não raras. Este novo método de intervenção é uma parte útil do tratamento para a reabilitação clínica e pós-clinica existindo duas abordagens (psicomotora e de reeducação motora) consoante o tipo de população ao qual iremos de seguida dar exemplos para cada tipo de abordagem. Na primeira é o técnico quem realiza a mobilização articular beneficiando do balançar da cama para um maior alongamento das fibras musculares, logo uma maior facilidade de se fazer a mobilização, tendo como efeito secundário um aumento da circulação sanguínea o que também facilita esta. Na segunda o técnico intervém ao nível da tonicidade muscular, equilíbrio, postura, auto-confiança, lateralidade, destreza física e outros, proporcionando assim uma maior autonomia.


Antes
Slider
  • Uma boa alternativa para as corridas em passadeira
  • Existe um estímulo biomecânico maior durante o salto em trampolim do que durante uma corrida
  • O aumento da estimulação gravítica, que aumenta a responsividade proprioceptiva
  • O aumento da força e do controlo do equilíbrio
  • Relaxação
  • Maior mobilização
  • Maior mobilização
  • Comunicação verbal e não verbal
  • Auto-estima e Auto-Confiança
  • Coordenação motora
  • Contacto visual
  • Concentração
  • Estruturação espacial
  • Entre outros

      Todo o paciente que recorrer a esta terapia é avaliado por um especialista em Rebound Therapy antes de iniciar o tratamento. Esta consulta tem como oblectivo, não apenas orientar o processo terapêutico, mas também informar, o utente das potencialidades desta terapia na sua situação específica. Nem sempre o Rebound therapy poderá responder ás expectativas do paciente. Por vezes, terão que ser encaminhados para outras especialidades, para se poder prestar um melhor serviço.

 

       Este vídeo retrata uma pequena amostra da abordagem psicomotora no Rebound Therapy, onde podemos visualizar uma pessoa com Trissomia 21 com autonomia motora. Nestas actividades estamos a evidenciar a intervenção ao nível da estruturação rítmica, comunicação verbal e não verbal, tonicidade, auto-confiança, entre outras, aproveitando sempre a gravidade para aumentar a responsividade proprioceptiva, estando sempre presente a ludicidade nas actividades.

 

      Neste vídeo observamos outro tipo de abordagem desta terapia, que é a de reeducação motora, utilizada mais para os casos onde a pessoa tem pouca autonomia. Como podemos visualizar este paciente apresenta um grau de mobilidade reduzido e uma grande hipertonicidade. Na 1ª actividade do vídeo está-se a aproveitar o balanço da cama elástica para estimular o movimento da pessoa. De seguida vamos provocar no paciente um afastamento das pernas e uma maior flexão da articulação coxo-femural, sentando-o no cilindro, estimulando também o controlo postural através do balançar da cama elástica.

Para mais informação: http://www.reboundtherapy.org